Sobre o Município

Você está aqui: Pagina Inicial > Sobre o Município

Damolândia é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2004 era de 2.563 habitantes.

A história de Damolândia começa em 1918, quando Antônio Dâmaso da Silva, mineiros de Patrocínio, instalou-se com sua família, às margens do Ribeirão Capoeirão, onde montou pequena serraria e procedeu à demarcação das terras devolutas adquiridas do caçador João Pires, visando à fundação de uma cidade. Decorridos dois anos, em torno da casa residencial outras foram-se edificando. Para a afluência ao local, muito concorreram as matas virgens e a uberdade do solo. A construção em 1921, da Capela de Santo Antônio do Capoeirão, denominação da região, decorrente do córrego e ribeirão onde se localiza a povoação e a doação de 20 alqueires de terras à Mitra Diocesana de Goiás, deram motivos á elevação do povoado a Paróquia, em 11 de abril de 1967, pelo Decreto nº1 de Cúria Diocesana de Anápolis.

Em 1925, o povoado foi elevado a distrito do Município de Anápolis e, em 1928, por Lei Municipal nº .274, de 29 de março, foi concedida abertura de uma estrada ligando o Distrito às cidades de Anápolis e de Inhumas. Concluída três anos depois, aquela estrada deu grande impulso à região.

Pela Lei Estadual nº .2120, de 14 de novembro de 1958, o distrito foi elevado a município, instalado oficialmente em 4 de janeiro de 1959, com o novo topônimo de DAMOLÂNDIA, homenagem ao seu fundador Antônio Damaso da Silva.

Damolândia é uma cidade de gente muito hospitaleira com 2.688 habitantes de acordo com senso de 2007 do IBGE, numa Área de Unidade Territorial de 85km². O atual prefeito da cidade é o Dr. Marcelo Arantes Machado, sempre preocupado com o bem estar da população, não tem deixado a desejar no cuidado com a cidade, um bom exemplo são as escolas, o PETI, as quadras poliesportivas, do campo de futebol e do hospital, todos muito bem equipados e reformados.

Tudo isso realizado com dedicação e acima de tudo, amor pela cidade!